TEMA DO ANO - 2020

EMPATIA
Percebendo o Outro com o coração

“...não é sentir pelo Outro, mas sentir com o Outro. É compreender.
É quando a gente não diminui a dor do Outro. Não é ser herói, é ser amigo.
É saber abraçar a alma.”

Por que a Escola escolheu este tema para o Ano?

 

Vivemos em uma sociedade hiperconectada, em que, muitas vezes, o imediatismo e o individualismo tornam-se referências, logo, é imprescindível, desenvolver nas crianças a capacidade de se colocar no lugar do Outro, de forma respeitosa, valorizando as diferentes formas de ser, sentir e agir.

Mas, o que fazer para construirmos pontes, ao invés de muros em nossas relações? O que é necessário para deixar o individualismo de lado e entender o ponto de vista do Outro?

A Escola Nova Nossa Infância se constitui em um espaço social e socializador, que busca promover a formação integral dos seus estudantes, almejando relações saudáveis, participativas, afetuosas e respeitosas.

Trazer a EMPATIA como tema do ano, nos remete a ações e reflexões intensas que alimentam a curiosidade das crianças, desde muito pequenas, para que observem no Outro, diferentes características, atitudes e emoções, experimentando diversas possibilidades de interações que favoreçam seu desenvolvimento saudável.

Sentir EMPATIA envolve compreender os sentimentos do Outro, e para ser capaz de identificar a emoção do Outro, a criança precisa compreender e expressar as suas próprias emoções.

A partir dessa temática, ao longo do ano, a Escola promoverá diferentes práticas para desenvolver competências emocionais de extrema importância nas relações cotidianas, como:

• reconhecer e identificar as emoções no Outro;
• expressar-se demonstrando os seus sentimentos;
• aceitar diferentes pontos de vista;
• valorizar a importância de ser sincero e verdadeiro;
• sentir-se bem ao apoiar o Outro;
• reconhecer as diferentes qualidades do Outro;
• sentir com o Outro...

À medida que crescem, as crianças ampliam o círculo social, experimentando interações que favorecem a aquisição da EMPATIA e de outras habilidades socioemocionais importantes para a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento. A Nossa Infância acredita e defende que é importante começar, desde cedo, a desenvolver essa capacidade, pois, assim, nossas crianças construirão mecanismos para lidar melhor com os desafios do dia a dia, e terão reflexos positivos, tanto no seu desempenho escolar, como na formação de sua cidadania.

 

Escola Nova Nossa Infância