TEMA DO ANO - 2022

“Felicidade é questão de Ser, Conviver e Agradecer!”

O tema de 2022 nasceu das reflexões e emoções vivenciadas ao longo desse tempo tão desafiador e carregado de aprendizados sobre o que de fato é essencial em nossas vidas.
O que precisamos para sermos felizes?
O que é importante para cada um de nós?
O que nos entusiasma? 

SER...

As crianças têm uma grande capacidade de lidar com fragilidades e adversidades da vida, por serem menos apegadas aos padrões, sendo capazes de superar desafios. Nesse sentido, a Família e a Escola devem apoiá-las, estando presentes para que sintam que as pessoas do seu convívio realmente se importam com elas, oferecendo uma escuta empática e amorosa.

É fundamental também conhecer-se, ser verdadeiro consigo, ser autêntico e real. Um estudante feliz é um sujeito mais motivado, mais focado, além disso, tem uma memória melhor, é menos ansioso e menos deprimido.

CONVIVER...

Para uma vida feliz é essencial cultivarmos bons relacionamentos, movimentar o corpo com ludicidade, prazer e alegria, evitando o excesso de telas, que geram ansiedade. É importante cultivar a interação entre os pares, e a Escola tem um papel fundamental por favorecer ambientes ricos em trocas, que também geram conflitos produtivos, tomadas de decisões e resoluções de problemas.

Uma convivência saudável e feliz favorece a inovação, criatividade, motiva e desenvolve a capacidade de trabalhar em equipe.

AGRADECER...

Para uma vida plena e feliz, é essencial valorizar o que temos, mesmo que seja pouco, praticando diariamente a GRATIDÃO!

Ao longo do ano, promoveremos ações para que as crianças descubram o propósito de uma vida feliz, se exercitem mais, se relacionem com empatia e respeito, se sintam valorizadas e acolhidas... que sejam gratas sempre, compreendendo também que uma vida feliz não exclui o sofrimento, as tristezas e frustrações.

“Felicidade é só questão de ser...
Quando chover, deixar molhar
Pra receber o Sol quando voltar...”

Escola Nova Nossa Infância