TEMA DO ANO - 2018

“FAMÍLIA E ESCOLA: CONSTRUINDO PONTES ENTRE O REAL E O VIRTUAL”

“A Infância é quando ainda não é demasiado tarde. É quando estamos disponíveis para nos surpreendermos, para nos deixarmos encantar. Quase tudo se adquire nesse tempo em que aprendemos o próprio sentimento de Tempo”

(Mia Couto)

Por que a Escola escolheu este tema para o Ano?

Vivemos um tempo de mudanças e grande evolução tecnológica, o que nos convida a repensarmos a infância na complexidade do mundo atual!

O mundo e a cultura mudaram, as expectativas a que as crianças estão sujeitas se multiplicaram, elas possuem novos modos de brincar, imaginar, sentir, sofrer e pensar. A cultura digital está cada vez mais presente em nossos lares, estamos o tempo todo "conectados"; sendo assim, torna-se urgente refletirmos sobre como utilizamos os diversos recursos tecnológicos em nossas vidas e o impacto desse uso na estruturação das crianças.

Como Escola, entendemos a importância de dialogarmos com as famílias e as crianças sobre o uso das tecnologias em nossas vidas, buscando prepará-las para o uso consciente, crítico e reflexivo, resgatando a importância do brincar e do conviver para um desenvolvimento saudável e harmonioso.

Reconhecemos e valorizamos os benefícios da tecnologia em nossas vidas, a questão é como cada um de nós, utiliza e prioriza o virtual em detrimento do real.

Neste mundo digital o nosso desafio é:
Como ajudar a criança a crescer e descobrir um mundo repleto de tecnologia, sem deixar de lado o que realmente importa?

Escola Nova Nossa Infância