PROJETOS INSTITUCIONAIS

BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES

O espaço da biblioteca é um convite ao mundo da leitura! As crianças do grupo 6 são responsáveis pelo gerenciamento da Biblioteca Cecília Meireles e desenvolvem com muita autonomia todas as situações propostas. São diversas as ações deste grupo: empréstimos, anotações, contações de histórias, divulgação de livros de história e outras.
Com este empreendimento construímos ricas e significativas ações em prol do estímulo à leitura.

RÁDIO BLÁ-BLÁ-BLÁ

A formação de um bom leitor deve ser incentivada pela criação de uma atmosfera de troca, de entusiasmo, de intimidade com o universo da cultura escrita. Através de situações reais e significativas, as crianças do grupo 7 gerenciam a Rádio Blá-Blá-Blá praticando ações de planejamento de programações, locuções, entrevistas e outras propostas que proporcionam ricas aprendizagens. Este empreendimento possibilita a construção da autonomia e responsabilidade, além de aprimorar a linguagem oral e a fluência na leitura, envolvendo todos os participantes da comunidade como interlocutores.

MURAL DE INFORMAÇÕES - GERENCIADO PELOS GRUPOS 4

Ao chegarem ao 2o Ciclo da Educação Infantil, as crianças assumem uma nova responsabilidade: o gerenciamento do Mural de Informações. Com muito entusiasmo, procuram entender o funcionamento e a importância desse empreendimento no cotidiano da Escola. Ao longo do ano, os grupos organizam escalas mensais onde, a cada semana, 2 crianças são responsáveis por selecionar e organizar informações interessantes em família para socializar com os colegas. Assim, as novidades textos são socializados em Roda e depois colocadas no Mural para apreciação e conhecimento de toda a comunidade escolar. Com esse projeto as crianças se sentem importantes e valorizadas, com participação ativa no ambiente escolar. Além disso, gerenciar o Mural de Informações é uma excelente proposta de apoio ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, pois as crianças comunicam as suas ideias no grupo e estão em contato frequente com grande diversidade de tipologias textuais.

MURAL DE INFORMAÇÕES - GERENCIADO PELOS GRUPOS 9

A sociedade buscou nas linguagens da mídia a ampliação de acesso a informação e o tratamento das mesmas. Pensando assim, incorporamos um Mural de Informações como gerenciamento do Grupo 9, com o objetivo de estimular a comunicação de forma autônoma, produtiva e criativa, propiciando um meio de produção de conhecimento e circulação de notícias da Escola, do bairro, da cidade, do país e do mundo.

CENTRO DE COLETA E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAS REUTILIZÁVEIS

A Escola dispõe de uma sala muito especial: um Centro de Coleta de Materiais Reutilizáveis! Este é mais um Projeto de Empreendimento que envolve estudantes, famílias, professores e demais funcionários da comunidade escolar, que, partindo do princípio que somos todos responsáveis por cuidar do planeta Terra — a nossa grande casa, nos unimos na coleta e higienização de materiais que podem ser reutilizados como recurso para construção de conhecimento e cultura.

FUNDO ESCOLA

A proposta de gerenciamento feita ao grupo 10 é a administração do Fundo Escola. Um fundo criado a partir do recolhimento de R$ 1,00 de cada matrícula do ano em curso, destinado a apoiar financeiramente os projetos dos grupos. Cabe às crianças do G10 a administração desse dinheiro, a liberação dos empréstimos solicitados e a cobrança dos valores no vencimento de cada empréstimo. Tais ações proporcionam às crianças uma maior consciência sobre uso do dinheiro através de situações que exigem planejamento e tomada de decisões com autonomia e responsabilidade.

VOO LIVRO

DEVORADORES DE LIVROS

SALA DE JOGOS - GERENCIADO PELO GRUPO 5

Ao chegarem ao Grupo 5 as crianças já têm conhecimento de que cada grupo, do 4 ao 10, recebe da Escola uma nova responsabilidade a cada novo ano: gerenciar um espaço que beneficie a toda comunidade escolar. O gerenciamento do grupo 5, portanto, é cuidar de uma linda Sala de Jogos, desde a organização e conferência dos jogos até o dia da Reabertura da Sala e o empréstimo aos outros grupos. As crianças dos grupos 1 ao 5 podem tanto brincar nesta sala quanto pegar jogo emprestado. Neste cenário de interação e compartilhamento, as crianças imergem na linguagem matemática como também elaboram pouco a pouco a riqueza da coletividade e da colaboração para que a vida na Escola seja prazerosa, com atribuições interessantes, conquistas e desafios.