REFLEXÕES

Mundo infantil de fantasias

As manifestações de amor que os pais dirigem aos filhos têm sido cada vez mais vigorosas. Expressões como “eu amo você” são tão usadas que chegam a se tornar banais, além de oferecerem a possibilidade de deixar a criança sufocada com tanto carinho.

Outro dia, assisti a uma cena que pode ser usada como exemplo. Ao buscar o filho de uns cinco anos na escola, a mãe o abraçou e disse: “Eu te amo tanto!”. A resposta do garoto foi imediata e mostrou o quanto ele deveria ouvir a mãe dizer a mesma coisa: “Eu já sei, mãe. Não precisa falar de novo”.

Claro que é importante que a criança sinta o amor dos pais. Mas carinho se expressa também de outros modos que não apenas pelo contato físico ou por meio de expressões diretas.

É principalmente a partir do tipo de interação que os pais têm com o filho que ele percebe o carinho e a importância dada à sua presença na família. Mas hoje tem sido muito difícil a criança ser reconhecida como tal, inclusive pelos pais.

Vivemos na era da tecnologia, e a idéia de qualidade de vida tem sido construída a partir de orientações científicas. Isso tem contribuído para que a fantasia típica da criança seja banida do nosso mundo; impera a lógica do adulto, inclusive nas relações com as crianças. Acontece que acolher a criança com suas fantasias e reconhecer que essa é sua maneira de enfrentar as angústias talvez sejam os atos mais carinhosos que podemos demonstrar. De nada adianta repetir “eu te amo” e tratar os filhos pequenos como se eles vivessem e entendessem a vida como adultos.

Um bom exemplo de como as fantasias das crianças são desconsideradas é o modo como as perguntas que elas fazem são respondidas. Tomemos como exemplo as questões sobre a origem da vida e a sexualidade.

Informações da biologia, detalhes da concepção, do nascimento e do relacionamento sexual entre a mãe e o pai são, muitas vezes, transmitidos à criança em nome do direito que ela tem de acesso ao conhecimento. Mas isso nada mais é do que ignorar solenemente o mundo mágico da fantasia no qual a criança vive. Vamos admitir: isso não é carinhoso. Uma garotinha de pouco mais de três anos explicou à sua professora como ela foi gerada. A história é maravilhosa. “Quando eu era um anjo e voava lá no céu, um dia eu vi minha mãe no avião. Aí, eu caí no prato dela e ela me comeu. Foi assim que eu fui parar na barriga dela e, depois, eu nasci.” Essa é a maneira de a criança entender a vida: pela fantasia, que ela ainda não diferencia da realidade. Aliás, a criança leva bastante a sério suas fantasias, e, quando o adulto não faz o mesmo, ela se sente desvalorizada.

Essa tendência de imprimir ao universo infantil a lógica adulta se manifesta também nessa onda politicamente correta que tenta modificar canções e contos infantis. Os adultos subtraem ou substituem o que consideram violento. Ora, isso é negar o acesso que permite à criança identificar algumas emoções que sente, integrá-las ao mundo e encontrar modos de vivenciá-las simbolicamente e expressá-las. Assim é com a idéia de morte, com atos violentos etc. Muitos pais censuram a escola quando os professores contam histórias para as crianças em que há morte, madrastas más, lobos que comem crianças etc. Não querem que os filhos sejam maculados com essas idéias. Não é mesmo um paradoxo o adulto tudo informar sobre a sexualidade à criança, mas silenciar a respeito da morte?

Acolher a criança e suas fantasias e encontrar um registro que facilite a comunicação, em vez de trazê-la ao mundo adulto, talvez sejam a melhor maneira de expressar carinho aos filhos pequenos.

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de Como Educar Meu Filho? (ed. Publifolha)