INFORMATIVOS

COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O cotidiano do segmento da Educação Infantil é sistematizada, em torno das seguintes atividades e encaminhamentos:

OFICINA DE ARTES COLETIVA

Em ambientes preparados com criatividade para uma dinâmica de exploração e uso de diversos materiais de linguagem plástica, com tamanhos, cores e texturas diversas, acompanhados de elementos naturais (argila, água, areia) ou não, as crianças criam produções inéditas, recriam, ampliam o gosto, cuidado e senso estético, tanto pelo próprio processo criativo quanto pelo do colega, enquanto comunicam beleza e criatividade em suas interações.

Quando acontece: Toda segunda-feira, no pátio do Ciclo.

LANCHE SAUDÁVEL

Faz tempo que iniciamos diálogos com as crianças e famílias sobre a importância de escolherem lanches saudáveis, todos os dias. Sabemos também que, na infância, mais vale ser orientado pelo exemplo dos familiares do que por discursos bonitos. Por isso, continuamos com a proposta coletiva de lanche de frutas todos os dias, para que a ampliação do hábito saudável se torne uma divertida e saborosa experiência entre amigos. Cada grupo organiza a própria Escala de Frutas, onde uma dupla de crianças fica responsável pelo lanche saudável do dia. Apesar da sugestão da escala para uma degustação coletiva, o(a) seu(ua) filho(a) deve continuar trazendo o lanche diário na mochila. Reiteramos a importância de fazerem escolhas saudáveis, pois, neste momento de lanche é comum as crianças compartilharem entre si do lanche que trouxeram de casa. Portanto, pedimos que não enviem salgadinhos, refrigerantes, biscoitos recheados, prezando por uma alimentação saudável para o(a) seu(ua) filho(a) e benefícios para todo o grupo.

Quando acontece: De segunda-feira à sexta-feira (exceto quando houver aniversário no grupo).

OFICINAS INTERATIVAS

A brincadeira é a linguagem que a criança utiliza em sua interação com o mundo em suas dimensões física, natural e social. Brincando, ela comunica as suas primeiras impressões e compreensões sobre as relações interpessoais e o movimento da vida como um todo. Cria, imita, recria, questiona, dialoga consigo mesma, com o outro, sugere; organiza-se internamente na medida em que lida com as situações externas de forma lúdica e em uma atmosfera tranquila. Semanalmente, são montadas pequenas simulações de variados espaços sociais para a livre interação das crianças, como: hospital, supermercado, casinha, salão de beleza, entre outros. Quando acontece: Toda quarta-feira, no pátio do Ciclo.

BANHO NO DECK

Uma vez por semana, e somente em dias ensolarados, a professora organizará um divertido Banho no Deck e outras brincadeiras com água nesse ambiente, que fica no 2º pavimento. Para este dia, o(a) seu(ua) filho(a) precisa trazer roupa de banho completa, com todos os pertences identificados (sunga ou biquíni, toalha, pente ou escova e muda de roupa).

Quando acontece: quinta-feira (Matutino)
quarta-feira (Vespertino)

ENCONTROS COM A MÚSICA

As crianças vivenciam a música diariamente e têm encontros marcados com a Pró Isa para uma emocionante e divertida interação com variados ritmos. Nestes encontros, corpo, sensações, emoções e muita diversão unem-se à linguagem musical promovendo expressividade, desprendimento e conhecimento de um vasto repertório. Além disso, as crianças exploram os diversos instrumentos no Ateliê de Música.

Quando acontece: quarta-feira (Matutino)
quinta-feira (Vespertino)

TODO MUNDO FAZ TEATRO

As crianças são convidadas a deleitarem-se assistindo ou participando da representação de um bom teatro! As encenações acontecem via diversos recursos, como: teatro de fantoches, de sombras, de bonecos, apresentação das professoras, dentre outros.

Quando acontece: Toda sexta-feira, no pátio do Ciclo.

BIBLIOTECA

Para crianças e adultos, abrir um livro é como abrir a cortina de um palco encantado, onde o leitor é rapidamente seduzido pela beleza do cenário, permitindo-se trocar de papéis com variados personagens, experimentar múltiplas sensações e emoções, conhecer e falar palavras novas, integrar um imaginário de surpresas, encantos, medos, sustos e alegrias. A Biblioteca é um espaço coletivo e precioso da Escola, gerenciado pelas crianças dos Grupos 6, que a cada ano letivo promovem um evento de Reabertura.

As crianças da Educação Infantil podem visitar este ambiente todos os dias e fazer empréstimos 2 vezes por semana, através da devida apresentação da Carteira de Sócio da Biblioteca. Precisamos aguardar o Gerenciamento dos Grupos 6, que logo nos informarão sobre a data de reabertura e os horários de empréstimos de cada grupo.

ANIVERSÁRIOS

Os aniversários na Escola são comemorados às sextas-feiras e devem ser marcados, antecipadamente, na Secretaria. Comunicamos que não é permitida a realização de grandes produções, pois, o objetivo do aniversário na Escola é diferente de festas em playground ou casa de festas. O objetivo é amoroso, mas singelo: compartilhar a data especial junto aos colegas de Escola. Portanto, o horário de duração desta celebração é o mesmo destinado ao período de lanche e deve interferir o mínimo possível no cotidiano do grupo do aniversariante bem como dos demais grupos. Para o bem-estar e conforto de todo o grupo de seu(ua) filho(a), pedimos sua atenção especial para o número de adultos: somente as pessoas mais próximas, como os pais e/ou responsáveis e irmãos devem comparecer. A sala é liberada para a organização do aniversário 20 minutos antes do horário estabelecido para o lanche. Horário de Lanche:

Matutino – 9h às 10h
Vespertino – 15h às 16h

Quando acontece: Somente às sextas-feiras. Abrimos algumas exceções nos meses de fevereiro, junho, julho, novembro e dezembro, já que algumas crianças fazem aniversário durante as férias.

Além do descrito anteriormente, ao longo da semana, cada grupo tem uma atividade programada nos diferentes ambientes da escola, como:

• Sala de vídeo (filmes em vídeo ou histórias em slides e transparências).
• Sala de Jogos (entendendo regras de jogos e estabelecendo contato sistemático com a linguagem matemática).

Matrícula:

Senha....: